domingo, 7 de julho de 2013

Notícias do dia 25 de Junho.

CARTA QUE SERÁ ENCAMINHADA À OUVIDORIA DO ESTADO

BREVE DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA OFERTA DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ESTADO DA BAHIA E NOSSO PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DO CONCURSO

O Secretário da Administração, juntamente com o Secretário da Educação do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, realizaram, em 2011, o Concurso Público para provimento de 3.200 (três mil e duzentas) vagas para o cargo de Professor Padrão no nosso estado e para formação de cadastro de reserva (EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES – SAEB/02/2010, DE 6 DE OUTUBRO DE 2010). Dentre as vagas ofertadas foram disponibilizadas um número significativo para professores de Língua Espanhola. Coincidentemente, esse concurso foi realizado um ano após a oferta desse idioma se tornar obrigatória em todas as escolas de Ensino Médio do nosso país, após a aprovação da lei 11.161/05, sancionada pelo então Presidente da República Luís Inácio da Silva, sendo corroborada em 2011, quando o Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia publicou a resolução 173/2011 que regulamente a oferta do mesmo na rede estadual.

Contudo, a oferta da língua espanhola não é uma realidade em nosso estado, de forma que as escolas da Bahia ainda se omitem em proporcionar a nossos alunos o que lhes é assegurado por lei.

No concurso supracitado, cuja data de vencimento se dará no dia 27 de junho desse ano, tivemos a aprovação de vários egressos dos cursos de Letras/Espanhol que até a presente data não foram convocados. Alguns desses professores ainda aguardam nomeação e vários são os colégios estaduais que não ofertam o espanhol pela falta desses professores. Tendo consciência da importância do ensino desse idioma que é falado por mais de 600 milhões de pessoas em todo mundo, além de ser uma das línguas mais importantes nos fóruns internacionais, há um mês, temos informado aos deputados estaduais, que são os nossos representantes, acerca da situação da língua espanhola em nosso estado e temos esperado que os mesmos encaminhem até o Secretário de Educação e o Governador de nosso Estado, o pedido de prorrogação do prazo do concurso, uma vez que, dos 207 professores de espanhol aprovados, somente 74 foram nomeados. São 133 professores aprovados que esperam pela possibilidade de exercer a função para a qual dedicaram minimamente 4 anos de formação.

Santo Antônio de Jesus, 25 de junho de 2013.

Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia
Movimento de Expansão da Língua Espanhola

Nenhum comentário:

Postar um comentário