domingo, 10 de novembro de 2013

NOTÍCIAS SOBRE A LUTA PELA IMPLEMENTAÇÃO DO ESPANHOL NAS ESCOLAS DE EM DO ESTADO DA BAHIA

No último dia 6 participei da JORNADA ACADÊMICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICAS DE ENSINO DAS LICENCIATURAS DA UNEB que foi realizada no Campus V, em Santo Antônio de Jesus. A referida jornada contou com a participação da professora Amélia Tereza Santa Rosa Maroux, que é Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação, da professora Ana Lúcia Gomes da Silva, que é Diretora da Educação Básica do Estado da Bahia - DIREC/SUDEB - SEC e do professor Clóvis Ezequiel dos Santos, diretor da DIREC 4.

Durante o evento enfatizei a necessidade de que a língua espanhola passe a integrar o currículo de TODAS as escolas de Ensino Médio do nosso estado. Tive a oportunidade de propor à Amélia e à Ana Lúcia que o espanhol seja incorporado à grade curricular das escolas estaduais e que essa grade seja publicada no DO para que fique claro para todos os diretores a obrigatoriedade da oferta do espanhol.

Antes do encerramento do evento, uma aluna do curso de Letras - Língua Espanhola e Literaturas teve a oportunidade de tratar dessa questão e da angústia dos estudantes dos cursos de Letras/Espanhol em relação à falta de escolas para a realização de seus estágios e da falta de escolas com oferta de língua espanhola para que ela e outros estudantes possam, ao termino da graduação, trabalhar. Uma vez mais tive a oportunidade de tratar, publicamente, da necessidade de implementação da língua espanhola. Mencionei que os alunos dos cursos de Letras/Espanhol devem ter a mesma oportunidade dos alunos de outras licenciaturas: a de realizar seus estágios em uma escola e a de ter um mercado de trabalho.

Saímos do evento com a promessa de que a SEC buscaria resolver essa questão com a máxima urgência. Esperamos que essa promessa seja cumprida.

No final da reunião fui procurada pelo professor Clóvis Ezequiel, diretor da DIREC 4, para realizarmos uma reunião tratando da implementação do espanhol nas escolas estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário